A história da Valeryd iniciou em 1958 quando o empresário Sigge Adolfsson, de Vedum, perguntou aos irmãos Bernt & Per-Owe Larsson, em Larv, se o podiam ajudar. Queria um reboque que pudesse engatar no seu veículo. Teria de ser leve para simplificar a sua vida diária quando viajava para diferentes quintas para demonstrar os seus produtos.
Nessa altura, os irmãos Larsson dirigiam uma oficina e tinham alguma experiência em converter reboques de camião em reboques de trator. Os irmãos aceitaram o desafio de Sigge Adolfsson e não tardou muito até que o primeiro reboque leve sem travões saísse da oficina. A necessidade deste tipo de reboque mostrou ser grande e, devido à procura, o negócio dos irmãos Larsson cresceu e tiveram de procurar um outro local.
Decidiram mudar-se para Valeberg, situado a seis quilómetros de Larv, nas imediações de Ryd. Os irmãos criaram então o nome da nova empresa a partir do nome da região, ValeRydssläp (reboques ValeRyd). Dentro de poucos anos, a produção em massa de reboques era um facto e aumentaram a oferta fabricando reboques para transportar carros, barcos e cavalos. Em 1967, a fábrica criou o primeiro transportador de cavalos com uma estrutura em A. Na década de 1960, 70 e 80, o negócio dos irmãos Larsson e da Valeryd cresceu. Até 1991, mais de 10.000 reboques saíram da linha de produção da Valeryd e, o melhor de tudo, é que muitos deles ainda se encontram em utilização!
Magnus Larsson, que detém o grupo Valeryd e é o filho do fundador Per-Owe Larsson, aumentou a fábrica em 200 metros e relata o que significou para ele:
“Tenho muitas memórias do fabrico, da soldadura, da montagem e do acabamento, sobretudo reboques verdes com estruturas em aço resistente soldado e laterais e piso em madeira. Comecei a trabalhar na produção bastante cedo, quando tinha 10 anos, e recebia uma coroa por cada pneu que montava numa jante e enchia. Usando as ferramentas manuais normais, conseguia montar 30 pneus numa hora e ganhar um total de 30 coroas. Por isso, desde muito cedo percebi que o trabalho duro compensa”.
Cada geração de um negócio de família deixa a sua marca nas operações. Magnus Larsson percebeu rapidamente que havia um vasto mercado de peças sobresselentes para reboques ligeiros. A Valeryd começou a desenvolver um sistema conceptual para satisfazer esta necessidade.
Em 2018, a Valeryd comemorará o seu 60º aniversário.